Apresentação

Broadcast ao vivo do evento

 

 

 

 

 

XX Seminário Regional de Informática

O Seminário Regional de Informática teve sua primeira versão no ano de 1990 perante iniciativa motivada pela existência do curso de Técnico em Informática mantido pelo ensino médio da URI. Basicamente, o evento envolvia palestras técnicas na área de Computação em temas relevantes na época de cada edição do evento. Com a implantação do curso de graduação em Informática, no ano de 1994, o seminário passou a contar com o envolvimento direto do curso na sua organização e execução. Sistematicamente foram acrescentados os minicursos, chamada de trabalhos científicos  e oficinas às edições mais recentes, aspectos resultantes do crescimento e fortalecimento da área de Computação na instituição. A implantação do curso de Sistemas de Informação no ano de 2005 também propiciou a inclusão de novas perspectivas temáticas para as edições do seminário.

O Seminário Regional de Informática, em sua 20ª edição, está sendo organizado pelos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – campus de Santo Ângelo.

O evento visa à criação de um ambiente efetivo para divulgação de trabalhos científicos, troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes,  professores e pesquisadores. Além disso, visa debater tópicos de interesse de empresários relacionados a temas voltados para a área de TI. O evento conta com a presença de vários pesquisadores de diversas universidades e instituições de ensino brasileiras e também de profissionais atuando nas diversas áreas de TI, o que faz dele um importante instrumento de incentivo ao crescimento da pesquisa em âmbito local e regional. Sua programação conta com 10 palestras e 4 oficinas. Nesta edição, o SRI será realizado concomitantemente com o 2º STIN (Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul) também está programada a realização de sessões técnicas destinadas à apresentação dos trabalhos submetidos e aceitos pelo evento.