Apresentação

A inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula do ensino regular tem provocado inúmeras inquietações que, por um lado, apresentam aspectos positivos, pois motivam discussões a respeito do conceito de universalidade e despertam um novo olhar da sociedade com relação à diversidade. No entanto, por outro lado, tem se apresentado como um desafio para muitos educadores que demandam formação e/ou capacitação para atuarem com tais aprendizes e que, muitas vezes, não são conhecedores dos métodos didático-pedagógicos que podem ser utilizados como recurso valioso às suas práticas educativas.

Nesta perspectiva, o SETI 2013 pretende promover discussões com vistas à difusão de conhecimentos sobre as possibilidades teórico-práticas em educação inclusiva, discutindo o tema na perspectiva da Convenção sobre os Direitos das Pessoas Com Deficiência, uma vez que em seu artigo 24, este documento garante o direito aos sistemas e processos educacionais a pessoas com deficiência, bem como o acesso aos diferentes meios e modos de comunicação com o objetivo de possibilitar a plena participação e desenvolvimento de potencialidades em igualdade de condições.

Pensando nisso, o SETI 2013 oferece uma programação que conta com a participação de palestrantes nacionais, incluindo representantes do governo, pesquisadores, profissionais e pessoas com deficiência, que contribuirão com a construção e consolidação das ações em inclusão educacional no Brasil levando em consideração o uso das tecnologias como suporte ao processo de ensino. Teremos a possibilidade de levantarmos questionamentos e buscarmos soluções coletivas para o tema da educação e tecnologias inclusivas.

Além disso, o evento promoverá oficinas de caráter prático em que serão demonstradas metodologias e ferramentas disponíveis atualmente que podem auxiliar o processo didático-pedagógico e servir como instrumento para a prática educativa. Nesta edição do evento também está programada a realização de sessões técnicas destinadas à apresentação de trabalhos de pesquisa, extensão e relato de experiências, submetidos na forma de artigos, sendo desenvolvidos no escopo da inclusão da pessoa com deficiência.

Espera-se que este evento possa promover contribuições significativas, despertando nos seus inúmeros participantes a consciência de que com esforço mútuo é possível construir uma nova realidade. Trabalhando juntos, pesquisadores, usuários, empresas e governo, é possível tornar o Brasil um país verdadeiramente inclusivo.

Apoio:

Promoção:

Departamento de Ciências Humanas
Departamento de Engenharias e Ciência da Computação