Novembro Azul

Palestra Novembro Azul Cipa 2015/2016

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – da URI Santo Ângelo, promoveu em parceria com a Área da Saúde, palestra que integra a Campanha de Conscientização sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

A palestra foi ministrada na tarde desta quarta-feira (11), pelo coordenador do Curso de Enfermagem, professor Francisco Rodrigues, que iniciou sua fala observando que o modelo de saúde no Brasil é centrado na cura. “O grande desafio do país, é inverter esta lógica, centrando as políticas em prevenção e cuidados”.

Dirigindo-se a um público formado por professores, técnico-administrativos e estudantes de Enfermagem, Francisco lembrou que em 2009 o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, “justamente porque ele não tem o hábito de fazer prevenção”.

O palestrante citou tabus, preconceitos e a carência de serviços de saúde com especialidades voltadas para o homem, entre as causas que conduzem à realidade vivida no Brasil.

Francisco enumerou as causas que motivam a maior quantidade de mortes e lembrou que o aumento na expectativa de vida exige que nos cuidemos melhor, a fim de viver mais, mas com qualidade.

No encerramento, a CIPA agradeceu a presença do Diretor-Geral Gilberto Pacheco, o apoio do público à campanha e em nome da Comissão, o técnico-administrativo Thiago Schlotefeldt entregou uma lembrança ao palestrante.

FACEBOOK