A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, é uma instituição de ensino superior, comunitária e “multicampi”, que tem por objetivo formar profissionais éticos e qualificados, capazes de construir o conhecimento, promovendo a cultura em todas as suas formas e modalidades.
Estando consciente da crescente importância do professor na sociedade contemporânea, e das transformações pelas quais seu processo de formação está passando, cresce continuamente a necessidade de atualização constante destes profissionais e neste sentido, a pesquisa é um componente constitutivo tanto da teoria quanto da prática.
 
Em vista do acima exposto, todas a características peculiares da URI corroboram para a compreensão da necessidade de realizar de um evento abordando temáticas e desafios atuais na área de Educação Cientifica e Tecnológica, e da mesma forma, o caráter comunitário da URI garante a inserção regional e nacional do evento, almejando a inserção internacional.

O II CIECITEC no ano de 2012, tendo como mote “Temas Controversos no Ensino de Ciência e Tecnologia” tem como objetivo focar a educação científica e tecnológica, baseando-se no ensino e na pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, priorizando a atualização profissional dos professores, alunos e pesquisadores participantes.

São abordados em suas conferências temas relacionados com temáticas controversas no Ensino de Ciências e também as relações entre as Tecnologias da informação e o Ensino, visando, entre outros aspectos, o estudo do papel da incorporação de novas técnicas e/ou tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de ciências. São também abordados temas relacionados a práticas educativas no ensino de ciência e tecnologia: com temas sobre projetos e práticas pedagógicas nas áreas de ciência e tecnologia, relações ciência-tecnologia e sociedade-ambiente.

Neste sentido, o evento objetiva aperfeiçoar, atualizar e ampliar os conhecimentos na área através de Conferências, Oficinas, Seções Plenárias e de Pôsteres e Seções de Relatos de Experiências de modo a existir também uma maior interação entre as pesquisas e os professores que atuam na área, e alunos de cursos de licenciaturas, futuros professores, aprofundando e ampliando seus conhecimentos em temas atuais e tendências da área.


Quarta – Feira (27/06/2012)

19:30 - Abertura

20:00
– Conferência de Abertura – “Da discussão à ação sócio-política sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania.”
Dr. Pedro Rocha dos Reis
Universidade de Lisboa – Portugal

21:30 -
Coquetel de Abertura

Quinta-Feira (28/06/2012)

08:00 – Oficinas

10:00 - Coffee Break

10:15
– Seção Plenária 1

11:45
- Almoço

13:30
– Seção Plenária 2

15:30
– Coffee Break

15:45
– Seção Plenária 3

19:30
– Conferência – A Ciência tem gênero?”
Dr. Attico Chassot
IPA/URI  RS – Brasil

Sexta-feira(29/06/2012)

8:00 – Oficinas

10:00 – Coffee Break

10:15 – Seção Plenária 4

11:45 – Almoço

13:30 – Seção Relato de Experiências

15:30 – Coffee Break

15:45 – Seção de Pôster

19:30 – Conferência de Encerramento – “Ciência e religião – uma relação desconfortável”
Dr. Rudolf von Sinner
Faculdades EST  São Leopoldo  RS – Brasil

21:30 - Encerramento

 



 

 

 




Resumos Autores Pdf
A APLICAÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Carla Maso Pires Rodrigues, Regiane Klidzio, Wolmy Pires
A CONTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DE HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Édina Kern Boesing, Maria Lorete Thomas Flores
A DISCUSSÃO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NARRATIVA A PARTIR DE PERIÓDICOS NO BRASIL Leandro Duso1, Marilisa Bialvo Hoffmann2
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENREDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO REPRODUTORA DE VERDADES CIENTÍFICAS Rúbia Emmel1, Roque Ismael da Costa Güllich2, Maria Cristina Pansera-de-Araújo3
A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS CONTEXTUAIS E MOTIVACIONAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Sandro Rogério Vargas Ustra1, Jandiana Alves Vieira Santos2
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REDE e-Tec BRASIL Fernando Augusto Treptow Brod1, Sheyla Costa Rodrigues2
A PERCEPÇÃO CONTEXTUAL NA MODELAGEM MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DE FUNDAMENTOS DE CÁLCULO Sandro Rogério Vargas Ustra1, Mara Kessler Ustra2
A TEMÁTICA AMBIENTAL E O PROCESSO EDUCATIVO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (EPEF) Cristiane Muenchen1, Luciano Fernandes Silva2, Mariana Feiteiro Cavalari3
A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE AUTOMAÇÃO DO IFBA Lorena dos Santos Goiabeira1, Paloma de Santana França Zacarias1, Jancarlos Menezes Lapa1
ARTICULANDO CICLOS REFLEXIVOS NUM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS Roque Ismael da Costa Güllich1, Lenir Basso Zanon2
AS ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Raquel Ruppenthal1, Míriam dos Santos Meira2, Maria Rosa Chitolina Schetinger3 
ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DA AMPLIAÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL Luiz Marcelo Darroz1, Carlos Ariel Samudio Pérez2, Cleci Werner da Rosa3 
CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO INTERCIÊNCIAS: AÇÕES DA UFMS PARA CIÊNCIAS, COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO MEIO DE INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE-ESCOLA  John Dalton da Silva Paini1, Katia Viviane da Silva2  ,Ivo Leite Filho3
CONCEPÇÕES DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA ENTRE UNIVERSITÁRIOS CRISTÃOS: CIÊNCIA E RELIGIÃO EM CONFLITO? Thais Gabriella Reinert da Silva1, Vivian Leyser2, Leandro Duso3 
CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Álvaro Becker da Rosa1, Cleci Werner da Rosa2, Caroline Ghiggi3
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FETECMS COMO PROGRAMA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS ATIVIDADES CURRICULARES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL John Dalton da Silva Paini1, Taís de Souza Silva2, Wrielle de Azevêdo e Silva3, Ivo Leite Filho4
CURRÍCULO, LIVRO DIDÁTICO E PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS Janice Silvana Novakowski Kierepka[1] Elaine Carneiro Pinheiro2 Roque Ismael da Costa Güllich3 Joseana Stecca Farezim Knapp4
DE PERTO, NINGUÉM É NORMAL Deivison Moura de Oliveira; Renata do Nascimento Jucá; Armando Santos; Diego Lucas; João Martins; Valdenice Silva
DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NUMA COMPLEXIDADE DE RELAÇÕES CONCEITUAIS EM CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS Eliana Aparecida Cádona, joao carlos segatto leite, lenir basso zanon
EDUCAÇÃO CIENTIFICA: ALGUMAS CONTROVERSIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Maria Neide Carneiro Ramos, Maria dos Remédios de Brito
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: EM BUSCA DA APROPRIAÇÃO DA METODOLOGIA INVESTIGATIVA NO COTIDIANO ESCOLAR Danielle Grynszpan1, Daniele Teixeira de Sousa Freitas2, Rafael Benjamim Mendonça3
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA PARA A CIDADANIA Acad. Mônica Cristina Bogoni Savian1, Profa. Dra. Luciane Flores Jacobi2, Profa. Dra Roselaine Ruviaro Zanini2, Profa. Dra. Anaelena Bragança de Moraes2, Prof. Dr. Adriano Mendonça Souza². 
ESTUDO DAS RELAÇÕES MATEMÁTICAS NO QUADRADO MÁGICO ROGÉRIO OZINKOSKI1, ADRIANO DOS SANTOS WALCZYNSKI2, BEN-HUR SANTOS DOS ANJOS3, RITA SALETE KUSIAK4, DANIELA SCHIMIT5
EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONSTITUIÇÃO E DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS Tamini Wyzykowski1, Roque Ismael da Costa Güllich2, Erica do Espirito Santo Hermel3
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Luciana Rockenbach de Moraes¹, Eliane de Lourdes Felden
FRACASO ESCOLAR: Estudio de Casos en un Liceo Municipal de la comuna de Santiago María Angélica San Martín Espinoza
HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO BRASIL E ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES CIENTÍFICAS REALIZADAS NO BRASIL E A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO Elizenia dos Santos1 Winston Gomes Schmiedecke2
MEMÓRIA DO TRABALHO: A COMUNIDADE QUILOMBOLA CORRÊA E A CULTURA DA ERVA-MATE DE CARIJO Patrícia Marasca Fucks1, Letícia de Faria Ferreira 2
MODELAGEM MATEMÁTICA EM CONTEXTO CULTURAL Markus Benedito Santos Dias, Adilson Oliveira do Espírito Santo
MODELO DE BOHR-RUTERFORD COMO REFERENCIAL PARA UNIFICAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Álvaro Becker da Rosa1, Cleci Werner da Rosa2, Luiz Marcelo Darroz3
O CENÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA REGIÃO NORTE Msc. Maria da Conceição Gemaque de Matos Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA UFFS - CAMPUS CERRO LARGO, RS Kelly Callegaro¹, Danusa de Lara Bonotto²
O CURRÍCULO ESCOLAR E O ENSINO DA MATEMÁTICA: O QUE É FUNDAMENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL? Daiani Finatto Bianchinil, Neusete Machado Rigo
O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ABORDAGEM DO CONCEITO DE DERIVADA DE UMA FUNÇÃO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEOBRA Frank Amorim, Giselle Sousa
O ENSINO DA ÉTICA E A INTERFACE COM A ENFERMAGEM  Rosane Teresinha Fontana; Carina de Almeida Pilecco
O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DEFICIENTES: UM ESTUDO DE CASO Silvana Matos Uhmann1, Rosangela Ines Matos Uhmann2
OBRAS COMPLEMENTARES NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ELO ENTRE A LEITURA E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Glaucianny Amorim Noronha1, Iran Abreu Mendes2, Claudianny Amorim Noronha 
OFICINA DE INTEGRAÇÃO I: VIVENCIANDO A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA Elizangela Weber da Luz1, Ângela Silva2, Eder Ferrari3
OS MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA Altamir Souto Dias1, Alessandra Gomes Brandão2
OS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Marcelo Leon Caffé de Oliveira1
PLANEJAMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA: NA PRÁTICA, UMA FORMALIDADE DESNECESSÁRIA? Sandro Rogério Vargas Ustra1, Emerson Luiz Gelamo2, 
PRÁCTICAS DISCURSIVAS Y APROPIACIÓN DEL CONOCIMIENTO SOBRE EL SONIDO EN EL PRIMER CICLO DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA Marta Massa1, Edmundo Aguilera2, Teresa Scaravaglione2
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO: AUXILIANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DIANTE DAS NECESSIDADES DA ATUAL SOCIEDADE  Ana Cristina Schirlo; Sani de Carvalho Rutz da Silva
QUÉ SE HACE Y QUÉ HARÍAN EN UNA CLASE DE GEOMETRÍA 3D EN SECUNDARIA: RESPUESTAS DE DOCENTES FORMADOS EN LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE ROSARIO Natalia Sgreccia1, Marta Massa2
Quem quer ser um cientista? Posicionamento de jovens do rio grando do sul sobre seus futuros profissionais Vanessa Nascimento Pereira¹, Luiz Caldeira Brand de Tolentino-Neto ², Ana Maria Santos Gouw ³
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Fabiane de Andrade Leite1
REFLEXÕES SOBRE O POSITIVISMO COMTEANO E SUA INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO Alexandre José Krul1, Rúbia Emmel2
REVIRAVOLTA HERMENÊUTICA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Fábio César Junges1
UTILIZAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA CONCEITUAÇÃO DE LOGARITMOS Roselia da Rosa Lutchemeyer, Nilce Fátima Scheffer
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E AS TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS Candida Aparecida Machado1, Nilce Fátima Scheffer2
O PERFIL DE DOCENTES QUE ATUAM NO ENSINO DE FÍSICA DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARI - AP Willians Lopes de Almeida1, Patrícia Santana de Argolo Pitanga2, Elys da Silva Mendes3
FIOS QUE TECEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB AS REDES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Leonides Silva Gomes de Mello1
HISTÓRIA DA CIÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO A EPISTEMOLOGIA DE LUDWICK FLECK SOBRE A Helicobacter pylori Caroline Dalla Lana Porto¹, Lidiane Cristina da Silva Hickmann²
INADEQUAÇÕES ENCONTRADOS EM IMAGENS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO DE LIVROS DIDÁTICOS DAS SÉRIES INICIAIS Raquel Ruppenthal1, Míriam dos Santos Meira2, Maria Rosa Chitolina Schetinger3 
MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CURSOS INTEGRADOS DO CEFET-MG Sandra Mara Mourão Cardinali¹, Beatriz Pinheiro Pinto², Teresa Cristina Melo Garcia³, Rita de Cássia Frenedozo4
BRINCAR, PASSEAR, EXPERIMENTAR E DIALOGAR NO COLETIVO OPORTUNIZAM CRIANÇAS A ESTUDAR FÍSICA Willian Rubira da Silva¹, Tatiane Fernandes da Porciuncula Azzolin², Raquel Silveira da Silva³, Rafaele Rodrigues de Araújo4, Charles Santos Guidotti5, Valmir Heckler6
Pesquisa-ação dos professores de ciências dentro do grupo de pesquisa GEPECIEM: um novo olhar para a formação Maria Angelita Bedates Ribas1, Roque Ismael da Costa Güllich2
EMANCIPAÇÃO E UTOPIA NO CAMINHO DA EDUCAÇÃO POPULAR Aline Godois Garcia1, Cênio Back Weyh2
A PESQUISA EM SALA DE AULA, COM O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ESTABELECE CONDIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA? Uma análise a partir da autoria de conteúdos digitais por professores em formação Adriane Lizbehd Halmann1
SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA Daniéli H. Antonello1, Prof. Dr. Cênio Back Weyh2
AGROTÓXICO: USÁ-LOS OU NÃO? UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Josyane Barros Abreu, Michelli Staudt, Elinete Oliveira Raposo Ribeiro, Nadia Magalhães da Silva Freitas
O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NUMA COMPLEXIADE DE RELAÇÕES NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS Eliana Aparecida Cádona, , João Carlos Segatto Leite, Lenir Basson Zanon
MOBILEDUC: UM MODELO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Gleidson J. Mello Maciel1, Cristiane Ellwanger2
PERSISTÊNCIA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS EM MECÂNICA EM ALUNOS DE CURSOS DE ENGENHARIA Luiz Marcelo Darroz1, Carlos Ariel Samudio Pérez2, Cleci Werner da Rosa3
MODELAGEM MATEMÁTICA NA ALOCAÇÃO DE ANTENAS WIRELESS Maira Tanise De Vlieger, Sandro Sawicki, Paulo Sérgio Sausen
A CONTROVÉRSIA DA CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE: COMO SE POSICIONAM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO  Markus Meireles Campos, Darlene Teixeira Ferreira, Elinete Oliveira Raposo Ribeiro, Nadia Magalhães da Silva Freitas
“CONVIVENDO COM O INIMIGO”: UMA ABORDAGEM A DENGUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS Gerlany de Fátima dos Santos Pereira1, Darlene Teixeira Ferreira2, Nívia Magalhães da Silva Freitas3, Michelli Staudt4
A EXPANSÃO DO ENSINO A DISTÃNCIA A LUZ DO PROGRAMA REDE E-TEC BRASIL: O CASO DO CAMPUS VISCONDE DA GRAÇA DO IFSUL Cinara Ourique do Nascimento; Marcia Santiago de Araujo; Rossane Bigliardi

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 

 




Resumos Autores Pdf
 VAREJO CRIATIVO: O ALCANCE DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DO USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E DO DESIGN THINKING Kelen F. S. Marques1, Julio Cezar Mairesse Siluk2, Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior3. 
A RELEVÂNCIA DOS CLUBES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ÁREA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA Vilmar José Zermiani, Viviane Clotilde da Silva
“REDE DE FEIRAS DE MATEMÁTICA: RELEVÂNCIA CIENTÍFICA - EDUCACIONAL” Vilmar Jose Zermiani
A CONSTRUÇÃO DE UM BLOG COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DO 1° E 2° GRAU Larissa Lautert Knorst1, Rosangela Ferreira Prestes2, Eliani Retzlaff3, Rozelaine de Fátima Franzin4
A PRÁTICA DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DE EMPRESAS Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior¹, Kelen Franciane Scherolt Marques², Julio Cesar Mairesse Siluk³
A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARI - AP Willians Lopes de Almeida1, Patrícia Santana de Argolo Pitanga2, Elys da Silva Mendes3
A PRÁTICA EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO POPULAR BASTOS, Tânia Maria¹; KLEIN, Giseli Pricila Moreira²; WEYH, Cênio Back³
A RECICLAGEM DO LIXO PARA MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS ACERCA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO DA CIDADE DE ZÉ DOCA – MA Dhemeson Silva1, Thayná Ravena Araújo2, Mervanice Machado3, Maciene Pontes4, Maria José Correia5, Francisco Chaves6, Davina Chaves7 
ABORDAGEM TEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR Suiane Ewerling da Rosa1, Laís Baldissarelli de Araújo2, Wesclei de Oliveira Lima3 
AÇÕES EDUCATIVAS PARA UMA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA USANDO O TEMA ÁGUA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna, Augusto Fachín Téran
AGRICULTURA, DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E CONDIÇÕES SOCIOECÔMICAS NA AMAZÔNIA MARANHENSE - MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA Eduardo dos Santos Cardoso¹, Gabriel Carvalho Gomes², Fabrício Morais Machado³
ALFA LUMINOX FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA FICAÇÃO DE AMOSTRAS SANGUÍNEAS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE QUIMICA FORENSE Marcelo Stracke 1, Jeremias dos Santos1, Renata Salla1
ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA POR BOLORES E LEVEDURAS EM GRANOLAS Luciana Salapata Milanesi, Claudia Verdum Viegas
ANÁLISE DO USO DE PÓ DE BORRACHA RECICLADA EM MISTURAS ASFÁLTICAS Rafaela Fagundes Hiemer
ANÁLISE MATEMÁTICA DOS PARÂMETROS DE PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AVEIA BRANCA SOB DISTINTAS DENSIDADES E SISTEMAS DE CULTIVO Rubia Diana Mantai1, Juliane S. P. Costa2, José A. G. da Silva3 
APLICAÇÃO DE MODELOS DE PREVISÃO LINEARES E NÃO LINEARES À CULTURA DA SOJA NO BRASIL Acássio V.Feliciani1, Francisca Mendonça Souza 2, Adriano Mendonça Souza3, Elisandra dos Santos4, Lizandra Salau da Rocha 5
APROVEITAMENTO DE OSSOS BOVINOS PARA OBTENÇÃO DE PORCELANA: PERSPECTIVA NA GERAÇÃO DE RENDA Gabriel Carvalho Gomes1, Nívea Gardenia da Silva Borges2, Evelyn Adriany Bahia Martins Feitosa3, e Davina Camelo Chaves4
AS AÇÕES DO PIBID E O ESPAÇO PARA A INVESTIGAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA: ANÁLISE SOBRE UMA VIA DE MÃO ÚNICA Emerson Luiz Gelamo1, Sandro Rogério Vargas Ustra2
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, SUAS IMPLICAÇÕES E A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS Letícia Rieger Duarte1, Mariana Scholze da Silva2, Esthella Morgana Herzog3
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MICROSCOPIA - VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen1, Maurício Ricardo Gobbi2, Tomás Salvatori2, Rosângela Uhrig Salvatori3 
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE GEOMETRIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Maurício de Moraes Fontes, Dineusa Jesus dos Santos Fontes
BIODIGESTORES ARTESANAIS DE BANCADA, FERRAMENTAS PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE MATÉRIA ORGÂNICA EM DECOMPOSIÇÃO NA CIDADE DE ZÉ DOCA - MA Luis Guilherme Vidal dos Santos1, Ana Paula Sousa Fernandes2, Lucas Bonfim Rodrigues3, Pollyana Gabrielle Lima4, Davina Camelo Chaves5
BIOMATEMÁTICA NA AVALIAÇÃO DA AVEIA BRANCA EM DIFERENTES FORMAS DE FORNECIMENTO DE NITROGÊNIO Rubia Diana Mantai1, Juliane S. P. Costa2, José A. G. da Silva3 
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO BIODIESEL OBTIDO A PARTIR DO ÓLEO DE TUCUM (BACTRIS SETOSA) POR ROTA METÍLICA Biathriz Ramalho de Souza1, Taís Lima Sousa1, Wirlem Silva Alves2, José Sebastião C. Vieira3.
COMPARATIVO ENTRE MODELOS QUE CONSIDERAM E NÃO CONSIDERAM A ESTATÍSTICA DE VALORES EXTREMOS Rogerio Ozinkoski1, Rozelaine de Fatima Franzin2,  Eliani Retzlaff3, Rosangela Ferreira Prestes4
CULTURAS TRADICIONAIS DO ALTO TURI: REPRESENTAÇÕES DE AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS Fabrício Morais Machado¹, Eduardo dos Santos Cardoso², Fábio José dos Santos3
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR KLEIN, Giseli Pricila Moreira¹; BASTOS, Tania Maria²; WEYH, Cênio Back³.
EFEITO DOS MATERIAIS NA IMPERMEABILIZAÇÃO DO CONCRETO Ana Paula Maran1, Nelson Seidler2
EFEITOS DOS ADITIVOS IMPERMEABILIZANTES NO CONCRETO Djeison Fernando Drey¹ e Nelson Seidler2 
ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E ANÁLISE MULTIVARIADA NA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS Janice Zulma Francesquett1, Adilson Ben da Costa2, Marco Flôres Ferrão3
ESTIMATIVA DA MÁXIMA PRODUÇÃO DE TRIGO ATRAVÉS DO ESCALONAMENTO DO FORNECIMENTO DE NITROGÊNIO Juliane Sbaraine Pereira Costa1, Rúbia Diana Mantai2, José A. G. da Silva3 
ESTUDO DO IMPACTO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NAS PERCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE ENTRE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM/RS) Micheli Bordoli Amestoy1, Vinícius Pinheiro Nunes2, Vanessa Nascimento Pereira3, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto4
INCORPORAÇÃO DA CAL NA PRODUÇÃO DE TIJOLOS SOLO-CIMENTO Marianne Lunardi Somavilla1, Márcio Antônio Vendruscolo2
INVESTIGANDO CONCEITOS BÁSICOS DE GEOMETRIA PLANA COM O SOFTWARE GEOGEBRA Maurício de Moraes Fontes, Edilson dos Passos Neri Júnior
LAMARCK PARA ALÉM DAS GIRAFAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA Tais Lazzari Konflanz1, Laís Madrid2 , Neusa Maria John Scheid³
MÉTODO DE PERSONALIZAÇÃO DE INTERFACE WEB Carla Luz da Veiga1, Cristiane Ellwanger2
MODELOS BIOMÉTRICOS NO COMPORTAMENTO DE TRIGOS SOB DISTINTAS FORMAS DE FORNECIMENTO DE NITROGÊNIO Juliane Sbaraine Pereira Costa1, Rúbia Diana Mantai2, José A. G. da Silva3 
MODELOS DE PREVISÃO PARA VENDAS PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA USINA COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO Ana Cristina Strieder1, Rozelaine de Fatima Franzin2,  Eliani Retzlaff3, Rosangela Ferreira Prestes4
MÚSICA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS – ARTEFATOS CULTURAIS ESSENCIAIS AOS SURDOS Maria Aparecida Brum Trindade
O ENSINO DE FÍSICA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARI - AP Patrícia Santana de Argolo Pitanga 1, Willians Lopes de Almeida 2, José Benedito Rodrigues Durans 3
O FILME “LIXO EXTRAORDINÁRIO” COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Camila Carvalho Rauber1, Marcia Zschornack Marlow Santos2, Neusa Maria John Scheid3
O LIVRO DIDÁTICO E A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO E DOCÊNCIA Kamila Maria Rudek1, Janice Silvana Novakowski kierepka2, Roque Ismael da Costa Güllich3 
O USO DE UM BLOG COM O OBJETIVO DE MOBILIZAR E SENSIBILIZAR OS ALUNOS DO CEFET – MG SOBRE COLETA SELETIVA E PROMOVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Beatriz Pinheiro Pinto, Sandra Mara Mourão Cardinali, Teresa Cristina Melo Garcia, Rita de Cássia Frenedozo
I NEUROEDUCA: A DIVULGAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL E AS CONTRIBUIÇÕES PARA OS ACADÊMICOS MONITORES Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho1, Daniela Martí Barros2,Lidiane Dal Bosco3
UTILIZAÇÃO DO JOGO “QUEM CHEGA A ZERO” NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS Daniela Schmidt1, Rita Salete Kusiak2, Rosangela Ferreira Prestes3, Ben-Hur Santos dos Anjos4, Rogério Ozinkoski5, Adriano dos Santos Walczynski6
OBTENÇÃO DO ÓLEO DE TUCUM (BACTRIS SETOSA) PARA PROCESSAMENTO DE BIODIESEL Taís Lima Sousa1, Biathriz Ramalho de Souza1, Wirlem Silva Alvez2, Darleila Damasceno Costa³; José Sebastião Cidreira Vieira 4
OFICINA ITINERANTE: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM ESPAÇOS DIFERENCIADOS Maria de Fátima Alves de Oliveira1, Fábio Aguiar Alves2; Maria Auxiliadora Mota Barreto3; Rosana Aparecida Soares Ravaglia4, Valéria Vieira5
PRÁTICA E TEORIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Jucimar Silva de Almeida1, Jorge Guedes da Cruz1, Jancarlos Menezes Lapa1
PREVISÃO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA DA AES-SUL PARA O SETOR INDUSTRIAL DO RIO GRANDE DO SUL Adriano Mendonça Souza1, Francisca Mendonça Souza2, Gilvete Wolff Líro3, Rui Menezes4
PROBLEMATIZANDO A INTEGRAÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA E MATEMÁTICA EM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA Valmir Heckler¹, Raquel Silveira da Silva², Luciano Medina Peres3, Charles Santos Guidotti4, 
PROJETO ESCOLA MAIS VERDE: PROPORCIONANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS MÚLTIPLAS William James Domingues Azario1, Maria de Fátima Duarte Martins2
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PLANO DE ENSINO: PRESSUPOSTOS NO FOCO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Rosangela Ines Matos Uhmann1, Silvana Matos Uhmann2
PROPOSTA DE MODELO PARA A AVALIAÇÃO DA COMPETITIVIDADE DOS SEGMENTOS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DE CARNE OVINA NO RIO GRANDE DO SUL Charlene Dalcol1, Isabela Barchet2, Vanessa T. Alves3, Julio Cesar Siluk4
SOLO ARGILOSO REFORÇADO COM FIBRAS DE POLIETILIENO TEREFTALATO (PET) Marianne Lunardi Somavilla1, Márcio Antônio Vendruscolo2, Nelson Seidler³
RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA: MODELOS MOLECULARES A PARTIR DE MATERIAL RECICLADO Ângelo Afonso Ferreira Sousa1, Davina Camelo Chaves2, Ana Paula Sousa Fernandes3, Ivaldo José da Silva4, Luís Guilherme Vidal dos Santos5.
A Informática Aplicada ao Ensino da Matemática: uma Experiência Vivenciada pelos Acadêmicos de Matemática da URI/Santo Ângelo Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaf, Rozelaine de Fátima Franzin Contri
O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Carla Camargo Reginaldo1, Neusa Maria John Sheid2, Roque Ismael Da costa Güllich 3
ASTRONOMIA OU ASTROLOGIA? REPENSANDO A ASTRONOMIA COMO TEMA GERADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Vanessa de Oliveira Gil; Letícia Moreira Hood; Pâmela Taís Mena; Franciele Pires Ruas
DISCUTINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA SOB O VIÉS DO FILME WAll-E Simoni Priesnitz Friedrich 1,Eliane Goçalves do Santos2, Marlete Gut3
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO LIVRRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS Carla Joseane Sorge¹, Erica do Espirito Santo Hermel², Roque Ismael da Costa Güllich³, Francieli Noro Delanogari4
REFLEXÕES DA PESQUISA EM ENSINO DE ASTRONOMIA SEGUNDO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL EM PERIÓDICOS DE ENSINO DE FÍSICA Leonardo de Sousa Silva1, Tatiele Miron2, Cláudia Adriana da Silva3
TEMAS ESTRUTURADORES NO ENSINO DE TERMODINÂMICA: POTENCIALIZANDO TROCAS E (RE)SIGNIFICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA Rafaele Rodrigues de Araújo1, Luiz Fernando Mackedanz2
A GERAÇÃO QUE SE RELACIONA E APRENDE ATRAVÉS DA REDE Charlene Dalcol1, Vanessa T. Alves2, Isabela Barchet3, Julio Cesar Siluk4
A LUDICIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Adriane Maso da Silva Maroneze1, Carla Maso Rodrigues Pires2
INVESTIGANDO O USO SIMULTÂNEO DE TEXTOS DIVERSIFICADOS NAS AULAS DE BIOLOGIA Bárbara Matheus das Neves Fiussen[1], Raquel Pereira Quadrado[2]
ENSINO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DE TÉCNICAS DO TEATRO Gabriela Sarti Figueiredo, Giovanna Mayer Zorzeto, Olavo José Luiz Junior
CLUBE DE MATEMÁTICA EM TRÊS TEMPOS – FORMAÇÕES: BÁSICA, INICIAL E CONTINUADA Letícia de Queiroz Maffei1, Maria de Fátima Duarte Martins2
AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE AS NARRATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Aline Portantiolo Lettnin¹, Suzana da Conceição de Barros²
A MÍDIA RÁDIO COMO AUXÍLIO PARA DESENVOLVER A EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA NA ESCOLA Joseida Luiza Vidor, Fábio Teixeira Franciscato
USO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA BASEADO NA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NA COMUNIDADE “BOA ESPERANÇA”, EM ZÉ DOCA - MA Gabriel Carvalho Gomes1, Kássia Fernanda Florêncio de Oliveira2, Ivaldo José da Silva³
WIX SITE: UMA FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA Rita Salete Kusiak1, Rosangela Ferreira Prestes2, Daniela Schmidt3, Ben-Hur Santos dos Anjos4, Rogério Ozinkoski5, Adriano dos Santos Walczynski6 , Erondina de Andrade Marafiga7

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 


Resumo Autores Pdf
A VISÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A UNIDADE  DE MEDIDA DE SUPERFÍCIE – O METRO QUADRADO Marta Burda Schastai1, Sani de Carvalho Rutz de Silva2
APRENDENDO E ENSINANDO ATIVIDADES DE ENSINO DE FÍSICA COM CRIANÇAS NA VIVÊNCIA DO PROJETO NOVOS TALENTOS Charles dos Santos Guidotti1, Rafaele Rodrigues de Araújo2
ATIVIDADES DEMONSTRATIVAS E INTERATIVAS COMO APOIO A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO BÁSICA Suelen Aparecida Felicetti1, Daian Guilherme de Oliveira2, Carolini Heing Voltolini3, Julio Murilo Trevas dos Santos4
ATIVIDADES ENVOLVENDO ENERGIA HIDRELÉTRICA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR Nara Regina Hennemann1, Andréia Aparecida Guimarães Strohschoen2, Miriam Ines Marchi3.
EDUCAR E CRIAR: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA DE ITABOCA-PA. Luiz Castilho, Assunção Amaral
EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE SOBRE INTEGRAL UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEOBRA Frank Amorim, Giselle Sousa
IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DESENVOLVIDOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA Juliana Stark1, Luana Hilgert Tonin2, Maria Lorete Thomas Flores3
NEUROCIÊNCIAS APLICADA À EDUCAÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO PPG EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE DA FURG Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho1, Daniela Martí Barros2
NÚCLEO CELULAR E SUAS REAÇÕES E COMPOSTOS: ESTABELECENDO UM PRIMEIRO (E DIFERENCIADO) CONTATO. Deivison Moura de Oliveira, Renata do Nascimento Jucá, Armando Santos, Gilson Santos, Rodrigo Martins
O CINEMA CRIANDO CONEXOES: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE PRÁTICA EDUCATIVA Cilmar Castro1, Alex Fonseca2, Lucia de La Rocque3
O LÚDICO ATRAVÉS DE JOGOS PARA APRENDER E ENSINAR FÍSICA Tatiane Fernandes da Porciúncula Azzolin, Daniel da Silva Ávila, Luiz Fernando Mackedanz
O PAPEL MOTIVADOR DAS OFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO  CIENTÍFICA EM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO    Geisiely Freitas Pedrosa1, Valdinéia Vaz Franco2, Ivo Leite Filho3
O PETCIÊNCIAS E A CONSTITUIÇÃO  DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL Tamini Wyzykowski1, Erica do Espirito Santo Hermel2, Roque Ismael da Costa Güllich 3
O TEMA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA Alessandra Gomes Brandão, Ileana Maria Greca
O USO DA TECNOLOGIA NA ACESSIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA UM ALUNO CEGO DA UFPA-CASTANHAL Gilmara do Socorro da Costa Rodrigues¹,Hosana Lima de Paula², Raphaella Duarte Lopes de Albuquerque³
O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) Alex Moreira Fonseca, Cilmar Santos de Castro
OFICINA DE EXPERIENCIA DOCENTE- POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DA DOCÊNCIA Viviana da Rosa Deon1,Cláudia Elizandra Lemke2, Mônica Mousquer3 
OFICINA DE MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE ENTRELAÇAR O LÚDICO COM A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske1, Maria de Fátima Duarte Martins2
PIBIDCIÊNCIAS: A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS ARTICULANDO FORMAÇÃO E DOCÊNCIA Roque Ismael da Costa Güllich
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE  LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Alfieri Roberto Callegaro1, Carla Camargo Reginaldo2, Jessica Giovelli3, Maiara Dall’ Aqua4, Marcia Zschornack Marlow Santos5, Briseidy Marchesan Soares6
PROJETO VIVA A VIDA: QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE Marli Lourdes Bellinaso Johann 
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE MICROTEMAS EM UMA ESCOLA MILITAR: APROXIMAÇÕES AO ENFOQUE CTS. Aldemar Batista Tavares de Sousa1, Zedeki Fiel Bezerra2
SAÍDA DE CAMPO: ATIVIDADE QUE POSSIBILITA EXPLORAR UMA DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS NO MEIO AMBIENTE Daiane Krewer Oliveira1, Michelle da Silva Antunes2, Briseidy Marchesan Soares3
UTILIZAÇÃO DE MULTIMÍDIAS EM TRABALHOS EXTRACLASSE PARA O APRENDIZADO DE COMPONENTES DE COMPUTADORES NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NO IFMS Luiz Fernando Delboni Lomba, Olavo José Luiz Junior

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 




Resumos Autores Pdf
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE TRILHA INTERPRETATIVA NA O2 ECO ESPORTE COM ALUNOS DE ESCOLAS DE SANTO ÂNGELO E REGIÃO Alfieri Roberto Callegaro, Uberti Jesus O Campos Messina
A HIDROPONIA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Marcia Zschornack Marlow Santos1, Camila Rauber2, Morgana Teschke3, Maiara Dall’Aqua4, Nilvane Teresinha Ghellar Muller5
ANÁLISE DA RETENÇÃO NOS MÓDULOS INICIAIS DE UM CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Giovani Zanetti Neto¹, Wallas Gusmão Thomaz²
Aplicação da Química Verde na SÍNTESE DE TRIGLICERIDEO EMPREGANDO GLICEROL E ÁCIDO GRAXO STRACKE, M.P. (URI)1; SALLA, R.G. (URI)1; SCHREKKER, H. S. (UFRGS)
GRUPO DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS: REPENSANDO A IDEIA DE REFORÇO ESCOLAR Moisés dos Santos Dutra¹, Rodrigo Dalosto Smolareck²
PIBID BIOLOGIA  UFMS -Trabalhando a Biotecnologia com alunos de Ensino Médio Valdinéia Vaz Franco¹,Larissa Loureiro²,Carla Cardoso³
PRÁTICA EM BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE Maiara Bakalarczyk Corrêa1
RECURSO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA AULA DE ELETROQUÍMICA Mesaque Carvalho França1, Leandro Rolim2, Maria Jose Moreno Correia3, Milton Segadilha Santos Júnior4,  Luiz Carlos Rocha Junior5, Davina Camelo Chaves6 

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 

Dr. Antonio Vanderlei Dos Santos – URI
Dr. Cenio Back Weyh – URI
Dr. Giovani Palma Bastos – URI
Dr. João Carlos Krause – Presidente – URI
Dra. Neusa Maria John Sheid – URI
Dra. Nilce Fatima Scheffer – URI
Dra. Rozelaine De Fatima Franzin Contri – URI

Dr. Adriano Canabarro Teixeira – UPF
Dr. Antonio Vanderlei Dos Santos – URI
Dr. Braulio Adriano De Mello – UFFS
Dr. Carlos Ariel Samudio Perez – UPF
Dr. Cenio Back Weyh – URI
Dr. Giovani Palma Bastos – URI
Dra. Jesuína Lopes De Almeida Pacca – USP
Dr. João Carlos Krause – URI
Dra. Lenir Basso Zanon – UNIJUI
Dra. Neusa Maria John Scheid – URI
Dra. Nilce Fatima Scheffer – URI
Dra. Nilceia Aparecida Maciel – UTFPR
Dra. Maria Cristina Pansera De Araujo – UNIJUI
Dr. Otavio Aloisio Maldaner – UNIJUI
Dra. Patricia Rodrigues Fortes – UFSM
Dra. Paula Correa Henning – FURG
Dra. Rozelaine De Fatima Franzin Contri – URI
Dr. Sandro Rogerio Vargas Ustra – UFU

 


Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico
Cursos de Matemática
Ciências Biológicas
Educação Física


    
Rua Universidade das Missões,464 - CEP: 98.802-470
Santo Ângelo-RS – Fone: (55) 3313-7900
Copyright © 2012 - NTI-URI-Santo Ângelo